Necrose Asséptica da Cabeça do Fêmur (NACF)

O que é a Necrose Asséptica da Cabeça do Fêmur?

A necrose asséptica da cabeça do fêmur é a necrose da cabeça e do colo femorais. Ela não é inflamatória, e é mais comum em pets de pequeno porte. As causas da NACF ainda são estudadas, mas tudo indica ser causada por uma interferência hormonal e também hereditariedade.

 

Como saber se meu pet tem Necrose Asséptica da Cabeça do Fêmur?

Os sintomas mais comuns em cães que possuem NACF são atrofia muscular e dor ao movimentar o quadril. Também, claudicações (quando o cão manca) podem ser observadas, e o quadro vai piorando de forma gradual.

 

Como diagnosticar a Necrose Asséptica da Cabeça do Fêmur?

O primeiro diagnóstico pode ser feito por análise clínica. Já o diagnóstico definitivo é alcançado após exame radiográfico, principalmente em incidência ventro dorsal.

 

Qual o melhor tratamento para Necrose Asséptica da Cabeça do Fêmur?

A fisioterapia com hidroesteira é bem indicada, pois os pacientes com NACF não podem parar de usar o membro afetado para conseguir manter a massa muscular da região. O tratamento aquático auxilia o caminhar do pet para que ele não sinta uma sobrecarga no membro. Em casos avançados, o tratamento cirúrgico com colocefalectomia é indicado, seguido pela fisioterapia para agilizar a recuperação.