Hérnia de Disco

O que é Hérnia de Disco?

A Hérnia de Disco é uma doença degenerativa da coluna vertebral que pode acometer qualquer disco da coluna. As raças mais propensas a ter hérnia de disco são Daschund, Beagles, Shitzu, Poodle, Yorkshire e Coocker Spaniel.

 

Como saber se meu pet tem Hérnia de Disco?

O sinal mais visível e inicial para identificar se seu pet apresenta hérnia de disco é dor no local (grau 1), podendo se agravar até para paralisia dos membros quando a doença já está no grau 5.

Como diagnosticar a Hérnia de Disco?

Se você notar que seu pet apresenta qualquer dos sinais acima relatados, a avaliação clínica por um profissional neurologista veterinário é altamente indicada para diagnóstico correto, além de exame de imagem, como Raio X, ressonância e tomografia.

 
Qual o melhor tratamento para Hérnia de Disco?

A fisioterapia veterinária é indicada para qualquer grau da doença de disco. Em graus mais leves, a fisioterapia terá por objetivo o alivio da dor e o auxilio na cicatrização da lesão. Nos graus mais graves de hérnia de disco, onde o animal perdeu o movimento das patinhas, a fisioterapia irá auxiliar, principalmente, no ganho de massa muscular, na melhora da postura, e na recuperação dos movimentos perdidos.

 

 A necessidade de cirurgia no caso de Hérnia de Disco deve ser avaliada pelo neurologista veterinário. Quando a cirurgia for indicada, após o procedimento, a fisioterapia é indicada para melhor e mais rápida recuperação.