Mielopatia Degenerativa

O que é Mielopatia Degenerativa?

Essa é uma doença degenerativa, ou seja, com agravamento progressivo, e que afeta, na sua grande maioria, cães de grande porte e/ou com idade avançada.

 

Como saber se meu pet tem Mielopatia Degenerativa?

Os sintomas iniciais da doença envolvem dificuldade de locomoção, e para estágios mais avançados a paralisia dos membros pélvicos é visivelmente notada. A Mielopatia Degenerativa em pets pode acometer, também, os membros torácicos. Nesse último caso, o pet apresenta dificuldade para respirar, pois sua capacidade de contração dos músculos respiratórios estará afetada

 

Como diagnosticar a Mielopatia Degenerativa?

s sintomas dessa doença se confundem com diversas outras doenças, portanto o diagnóstico se dá com base na exclusão de outras doenças e sintomas característicos. Por isso, recomenda-se avaliação com veterinário neurologista logo no início dos sintomas.

 
Qual o melhor tratamento para Mielopatia Degenerativa?

O melhor tratamento para Mielopatia Degenerativa em pet é a fisioterapia veterinária, realizada através do uso de aparelhos específicos e da hidroterapia, visando retardar a progressão dos estágios da doença. Não existe, até o momento, tratamento cirúrgico para a Mielopatia Degenerativa.