Ruptura de Ligamento Cruzado Cranial (RLCCr)

O que é Ruptura de Ligamento Cruzado Cranial?

 A ruptura do ligamento cruzado pode ocorrer com diversos tipos de animais, de qualquer raça e idade. Quando o pet é obeso, as chances de ruptura de ligamento cruzado cranial acontecer são maiores em razão da sobrecarga de peso nas articulações do animal.

 

Como saber se meu pet tem Ruptura de Ligamento Cruzado Cranial?

 Os principais indícios da ruptura de ligamento cruzado cranial são dor e desconforto ao caminhar. Geralmente o pet irá apresentar claudicações e também perda de musculatura na região, além de não apoiar a pata no chão.

 

Como diagnosticar a Ruptura de Ligamento Cruzado Cranial?

O diagnóstico é feito através de sinais clínicos e exame físico como o teste de gaveta. Esse teste poderá confirmar a ruptura de ligamento cruzado cranial. Quando necessário, o exame de Raio X também poderá ser solicitado.

 

Qual o melhor tratamento pra Ruptura de Ligamento Cruzado Cranial?

 A fisioterapia é indicada, nesse caso, após a cirurgia (as técnicas mais comuns são a TPLO e a TTA) para diminuir o edema do pós-operatório e promover uma recuperação mais rápida. Em alguns casos a fisioterapia pode ser realizada antes do procedimento cirúrgico, principalmente em casos que o cão precise perder peso.