top of page
  • Foto do escritorCarolina Pescador

8 BENEFICIOS DA ALIMENTAÇÃO NATURAL PARA OS PETS




Ao pensar em oferecer uma alimentação mais saudável para seu pet não basta apenas trocar a ração que oferecia antes por comidas iguais às suas, por mais que as suas refeições sejam equilibradas, visto que os animais possuem necessidades nutricionais diferentes do ser humano. Alguns cuidados precisam ser tomados antes de trocar a ração por alimentação natural, pois a ração, apesar de ser um alimento industrializado é um alimento balanceado e calculado para cada espécie e cada fase de vida do cachorro ou gato. Por isso a simples troca alimentar sem acompanhamento de um veterinário especialista em nutrição animal pode ser muito perigoso e causar excessos ou deficiências nutricionais para o seu pet.

A alimentação natural para cães se baseia na oferta de alimentos naturais que são ricos em nutrientes, e minimamente processados, permanecendo o mais próximo de sua origem possível, sem aditivos químicos como corantes artificiais, conservantes, aromatizantes, entre outros. A composição de uma dieta natural para os pets inclui carnes, vegetais, frutas, legumes, grãos integrais e ingredientes funcionais como os antioxidantes naturais e ômegas, que entram como promotores da saúde, visando principalmente à longevidade e qualidade de vida do animal.


8 BENEFICIOS DA ALIMENTAÇÃO NATURAL:


1. AUSÊNCIA DE ADITIVOS ARTIFICIAIS

Muitos dos alimentos a venda comercialmente para cães e gatos contêm em sua composição aditivos químicos, como conservantes, palatabilizantes, e excesso de sódio, que podem ser prejudiciais à saúde dos pets, além de estarem associados a alterações comportamentais, alergias e até tumores. Ao oferecer uma alimentação natural, sabemos exatamente quais alimentos e ingredientes estamos oferecendo aos nossos animais e podemos fazer escolhas de acordo com as necessidades individuais de cada pet.


2. SAÚDE DO TRATO URINÁRIO

Diferentemente da ração a alimentação natural é um alimento úmido e contém pelo menos 70% de água, o que facilita a digestão dos alimentos e melhora saúde dos rins e do trato urinário.


3. REDUÇÃO DE DOENÇAS

O fato de os alimentos naturais serem livre de aditivos químicos, como conservantes, corantes, palatabilizantes e outros componentes artificiais ajuda a prevenir doenças frequentemente causadas por uma alimentação inadequada, como diabetes, pancreatite, câncer, doenças de pele e desgaste precoce de órgãos e sistemas.


4. PELAGEM SAUDÁVEL

Os alimentos escolhidos para a alimentação natural de cães e gatos possuem um valor nutricional superior aos alimentos industrializados, e associado a suplementação correta consegue-se otimizar vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais, fazendo com que se haja uma redução na queda de pelos dos cães e gatos, tornam a pelagem mais macia, brilhante e sedosa.


5. MENOS DISTÚRBIOS DIGESTIVOS

O consumo de uma alimentação equilibrada aliada a falta de produtos químicos e substâncias artificiais fazem com que a alimentação natural seja mais digestível e com excelente assimilação dos nutrientes fazendo uma enorme diferença para o sistema digestório.


6. PESO SAUDÁVEL

O grande benefício da alimentação natural para cães é proporcionar todos os nutrientes necessários e na quantidade ideal que o pet precisa de acordo com as suas necessidades individuais, por isso auxilia na manutenção do peso saudável.


7. MELHORA DA IMUNIDADE

A qualidade e quantidade dos nutrientes presentes nos alimentos naturais fornecem ao organismo uma nutrição de excelente qualidade, fazendo com que o sistema imune do animal desenvolva maior resistência a doenças.


8. QUALIDADE DE VIDA E LONGEVIDADE

Da mesma forma como a qualidade da sua alimentação afeta a qualidade da sua vida, o que você alimenta seu animal terá um impacto direto em como ele se parece, sente e age. Alimentando o seu cachorro ou gato com uma Alimentação Natural balanceada você garante que ele viva uma vida longa, feliz e saudável.


Caso opte em dar alimentação natural para o seu cão, tenha em mente que cada animal tem suas necessidades específicas. Por isso, a dieta deve ser construída em parceria com um médico veterinário especializado em nutrição animal, se baseando no histórico do seu animal, principalmente se ele tiver alguma doença crônica ou restrição alimentar.

Antes de qualquer mudança na alimentação do seu cão, leve sempre em consideração uma avaliação com um veterinário especializado para que seu pet receba uma dieta balanceada em nutrientes, vitaminas e minerais.


Carolina Pescador – Médica Veterinária Integrativa Especialista em Nutrição Funcional e Medicina Nutracêutica para cães e gatos



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page