top of page
  • Foto do escritorCarolina Pescador

HIDROTERAPIA NO TRAMENTO DA OBESIDADE DE CÃES E GATOS

O sobrepeso e a obesidade nos animais reduz cerca de 15% da expectativa de vida de um cão, o que representa menos dois anos e um mês para raças com média de vida de 14 anos, por exemplo.



A obesidade em cães e gatos é uma doença grave, que compromete a saúde dos pets. Agravando problemas ortopédicos, respiratórios e cardíacos comprometendo assim a qualidade de vida dos animais. O excesso de gordura corporal estimula uma serie de reações metabólicas inflamatórias que podem contaminar o organismo do pet, causando diversas alterações sistêmicas e trazendo impactos negativos para a saúde como um todo, além de desencadear processos inflamatórios que atingem coração, fígado e articulações, entre outros órgãos.

Da mesma forma que acontece com as pessoas, o sobrepeso em cães e gatos é uma combinação de ingestão calórica excessiva e pouca atividade física, embora fatores como castração e o avanço da idade também influenciem. O excesso de alimento e/ou petiscos e o sedentarismo estão relacionados ao aumento de peso nos cães e gatos.

E tudo se deve em razão ao tempo corrido da maioria dos tutores, que entre trabalho, estudos e outros afazeres não conseguem levar os cães para passear e gastar energia fora de casa. Outro motivo está relacionado a moradia em espaços cada vez menores, como em apartamentos, cuja locomoção não exige tanto do animal. Por isso a indicação de um programa de emagrecimento associando controle alimentar e fisioterapia se faz necessário no controle do sobrepeso e obesidade.

A fisioterapia para casos de emagrecimento é realizada através de um programa especial de exercícios objetivando a perda de peso. A hidroterapia é um dos exercícios mais utilizados na fisioterapia para tratar a obesidade, pois quando o cachorro ou gato tem excesso de peso acaba tendo muita sobrecarga articular e os exercícios na água diminuem essa sobrecarga, facilitando a atividade e, por consequência, a perda de peso do animal. Os exercícios na esteira aquática devem monitorados por veterinários especializados a fim de que não se obtenham lesões decorrente do exercício inadequado.


Para melhor resultado no tratamento da obesidade e sobrepeso, é importante a associação dos exercícios e acompanhamento nutricional.


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page